Ville du Vin
Você está lendo

Santa Margherita: sinônimo de Pinot Grigio

3
Conhecendo Vinícolas

Santa Margherita: sinônimo de Pinot Grigio

Com vinhedos em algumas das mais belas regiões da Itália, a vinícola Santa Margherita é conhecida como “o original Pinot Grigio”. A uva não é exclusividade dela, claro, mas é dela o pioneirismo das modernas técnicas de vinificação de Pinot Grigio, além da liderança no mercado há mais de 60 anos.

História

A Santa Margherita foi fundada na década de 30 pelo conde Gaetano Marzotto. Ele começou a produção de Pinot Grigio na região de Alto Adige, nordeste da Itália, por ser essa casta a única que faltava na região.


Marzotto era um visionário, elegeu um local que tinha sido excelente na produção de uvas desde os tempos do Império Romano, empregando novas técnicas e mantendo fiel ao seu compromisso com os habitantes locais.


Mesclando tradição e evolução, ele criou uma vinícola referência em criar memórias e afetos, que só podia ser batizada com o nome de Margherita, a esposa de Marzotto.

Desde o início, o compromisso da vinícola é de preservar o meio ambiente, por isso, ela mantém os mais altos níveis de responsabilidade social e sustentabilidade ambiental, em constante compromisso com a herança italiana.

O original Pinot Grigio

Referência de qualidade e inovação de Pinot Grigio, a Santa Margherita desenvolveu, em 1960, uma técnica para fermentar a uva sem contato algum com a pele que, inclusive, permite a preservação dos aromas e sabores. Dessa forma, o vinho que a vinícola entrega traz um Pinot Grigio limpo, seco e versátil, que inspirou toda uma geração de vinhos italianos.

Reconhecimento

Os últimos anos foram repletos de sucessos para a vinícola Santa Margherita. No final de 2020, a família Marzotto recebeu o prêmio de Vinícola do Ano 2021 pela Gambero Rosso Italian Wine Guide, o guia anual mais confiável sobre os melhores vinhos italianos.

O reconhecimento é fruto do empenho da família Marzotto, que ao longo do tempo juntou marcas de absoluta importância na cena italiana.

Em 2019, Gaetano Marzotto, presidente da Santa Margherita, foi homenageado com o prêmio “Lifetime Achievement” no 15º Prêmio Meininger de “Excelência em vinho e destilados”.

O “Lifetime Achievement” foi concedido por um júri de jornalistas especializados em vinhos, que incluíam profissionais dos jornais italianos Weinwirtschaft, Wine Business International, Sommelier e Weinwelt. Marzotto foi escolhido por seu notável sucesso alcançado ao longo de sua carreira no setor vitivinícola. 

E abrangendo os anos de 2017-2018, os rótulos Santa Margherita Pinot Grigio e Santa Margherita Chianti Classico Riserva foram eleitos o vinho branco italiano mais recomendado da América e o vinho tinto italiano mais recomendado da América, respectivamente, pelo Women’s Choice Awards. 

O Women’s Choice Awards é uma premiação criada para reconhecer produtos e serviços nacionalmente com base nas avaliações e preferências imparciais das mulheres. A homenagem foi concedida pela WomenCertified, uma empresa independente de pesquisa de marketing fundada pela ex-editora das revistas Working Mother e Working Woman.

Vinhos Santa Margherita

Os rótulos Santa Margherita destacam-se pelas cores intensas, por serem vinhos personalizados e de especiarias.

Pinot Grigio

Colheita manual, prensagem leve, cor amarelo palha, aromas cítricos e sabor de maçã dourada seca, que o tornam um vinho de grande personalidade e versatilidade.

Produtor: Santa Margherita
País: Itália
Teor alcoólico: 12,5% álcool
Uvas: 100% Pinot Grigio
Tempo de Barrica: Sem estágio em carvalho

Chianti Clássico

Blend de Sangiovese, Merlot e Cabernet Sauvignon. Cor vermelho rubi intenso com leves tons granada. As primeiras sensações aromáticas são adocicadas e baunilhadas.

Produtor: Santa Margherita
País: Itália
Teor alcoólico: 13,5% álcool
Uvas: 85% Sangiovese, 15% Merlot e Cabernet Sauvignon
Tempo de Barrica: 24 meses em carvalho

Valpolicella Ripasso

Blend de Corvina, Corvinone e Rondinella. Cor vermelha profunda. No nariz, um bouquet caracterizado por notas de cerejas pretas e frutos silvestres.

Produtor: Santa Margherita
País: Itália
Teor alcoólico: 14% álcool
Uvas: 40% Corvina, 40% Corvinone e 20% Rondinella
Tempo de Barrica: 9 meses em carvalho

Gostou de saber mais sobre a Santa Margherita e quer provar os rótulos desta incrível vinícola? Entre em contato através dos nossos canais de venda que um de nossos especialistas estarão prontos para te ajudar!

Siga-nos!