Ville du Vin
Você está lendo

Exagerou no vinho e amanheceu de ressaca? Confira dicas infalíveis para melhorar!

0
Curiosidades

Exagerou no vinho e amanheceu de ressaca? Confira dicas infalíveis para melhorar!

A gente até tenta fugir, mas vez ou outra caímos nas tão temidas ressacas de vinho, né?  Mas calma que além de dicas para melhorar, trouxemos também boas práticas para fugir delas.

Entendendo a ressaca

A ressaca nada mais é do que o seu corpo respondendo ao desequilíbrio causado pelo consumo excessivo de álcool e tendo que eliminar a substância do sangue. 

Embora muita gente ache que a ressaca de vinho seja pior do que as demais, a verdade é que o tipo de bebida em si não influencia na ressaca, apenas a quantidade e o teor alcoólico que foi ingerido.

Quando você exagera no consumo de bebidas alcoólicas, é comum que no dia seguinte apresente sintomas como cansaço, fadiga, mal-estar, dor de cabeça, enjôo, vômito, falta de apetite, sonolência, sensibilidade à luz, boca seca e ansiedade. Isso porque, além de sobrecarregar o fígado, o excesso de álcool bloqueia o hormônio antidiurético, causando desidratação por excesso de urina.

Como se recuperar de uma ressaca?

Primeiro de tudo, não esqueça de beber água!👈

Boa parte dos sintomas da ressaca vem da desidratação, então nada melhor do que beber bastante água para repor o que foi perdido!

Uma dica extra para evitar a ressaca é alternar entre uma taça de vinho e uma de água. Se a água for com gás, é ainda melhor.

Café da manhã com mel

Por mais que a ressaca tire todo nosso apetite, é essencial se alimentar bem. Aposte em alimentos de fácil digestão, com torradas e cereais e adicione uma colher de mel que, além de fornecer energia, tem propriedades anti-inflamatórias que vão acelerar sua recuperação. 

Descanse! 

Escute seu corpo e tenha uma boa noite de sono. Se sentir necessidade, tire mais umas alguns cochilos ao longo do dia. Isso faz toda diferença!

Cuidado com a automedicação

Não tome remédios sem consultar ao menos um farmacêutico, porque no lugar de ajudar, pode acabar piorando a situação! Por exemplo: conhecido por ajudar em dores de cabeça, o paracetamol deve ser evitado durante uma ressaca porque sobrecarrega ainda mais o fígado.

Beba com moderação!

Apreciar um bom vinho é sempre delicioso, mas consumir de forma saudável é imprescindível para ter uma experiência ainda melhor.

Siga-nos!