Ville du Vin
Você está lendo

Você sabe o que faz um enólogo?

0
Curiosidades

Você sabe o que faz um enólogo?

O enólogo é um dos principais profissionais por trás da produção de vinhos. Entender sua função é relativamente fácil se observarmos a etimologia da palavra enologia: eno, do grego “vinho”, e logia, também do grego “estudo de uma ciência”. Logo, enologia é o estudo do vinho, sendo o enólogo aquele que conhece profundamente a bebida, ou seja, um especialista em vinhos.

Esse profissional cuida da elaboração de vinhos, conhecendo todos os procedimentos relacionados à produção da bebida com determinado padrão. Sua atuação prescinde de conhecimento, ciência, técnica e tecnologia, além de paixão pelo trabalho.

 O enólogo é responsável por todas as etapas de fabricação de vinhos e espumantes em uma vinícola, cabendo a ele selecionar castas e uvas, planejar, supervisionar e coordenar a produção. A profissão de enólogo, portanto, é bastante completa e abrangente, e é inegável a importância desse profissional do cultivo da uva à comercialização do produto.

No Brasil, a profissão de enólogo só foi regulamentada em 2007, e o curso de formação em nível de bacharelado é oferecido apenas na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em Dom Pedrito, no Rio Grande do Sul. Já cursos tecnólogos são oferecidos por outras instituições, mas ainda de forma modesta.

Ah, não podemos confundir as funções do enólogo com as do sommelier nem mesmo enólogo com enófilo. Essas três coisas coisa distintas. Enquanto o enólogo é o responsável pela produção de vinhos, o sommelier é especialista em harmonizar a bebida. O enófilo, por sua vez, é apenas um apreciador de vinhos, que não precisa necessariamente ser especialista na bebida ou fazer algum curso para aprender técnicas.

Siga-nos!