Ville du Vin
Você está lendo

Vinho e chocolate: como harmonizar as duas delícias

1
vinho e chocolate
Ville Harmoniza

Vinho e chocolate: como harmonizar as duas delícias

Dois sabores cheios de personalidade como o vinho e chocolate podem ser harmonizados? Constantemente associados ao romantismo e utilizados como opção para presentear, o vinho e o chocolate são uma dupla de peso quando se fala em harmonização. 

Embora seja uma combinação deliciosa, é preciso se atentar a algumas dicas para não errar na escolha e tirar o melhor dos dois sabores. O chocolate apresenta uma vasta variedade de tipos, sabores e apresentação, mas um fator é comum a todos eles: são formados por gordura, açúcar e sabor intenso.

Essa junção de elementos envolve as papilas gustativas ao ser consumido, dificultando a percepção de outros sabores. Esse fator torna a harmonização entre vinho e chocolate um desafio, já que não é tão fácil encontrar bebida que possua estrutura para acompanhar o doce. 

Por isso, para uma boa harmonização, sempre é preciso ter em mente que os sabores devem estar equilibrados, ou seja, se o chocolate possui dulçor acentuado, o vinho deve acompanhar esse sabor. Caso o chocolate seja do tipo mais amargo, o ideal é a escolha de um vinho mais encorpado. Então vamos entender melhor como fazer a harmonização dessa dupla que é uma delícia!

Vamos começar determinando os tipos de chocolate e quais vinhos mais se alinham a eles.

Vinho e chocolate ao leite

O chocolate ao leite geralmente possui elevado teor de doçura e gordura, então o ideal é que o vinho equilibre-se com esse sabor mais adocicado. Para acertar nessa combinação, o vinho do porto é a melhor pedida. Ou a escolha pode ser pelos tintos leves, frutados e com baixo teor alcoólico, como Merlot e Pinot Noir.

Os vinhos de colheita tardia resulta em uma bebida mais doce e densa, sendo também uma boa opção para saborear com o chocolate ao leite.

Vinho e chocolate branco

O chocolate branco é o tipo mais doce e gorduroso, por isso sua harmonização pede vinhos doces para complementar o sabor. A recomendação para o equilíbrio nessa combinação é que o vinho tenha passado pelo processo de fermentação malolática, pois ela ajuda a reduzir a acidez da bebida. 

O vinho do tipo moscatel é uma escolha acertada para harmonizar com o chocolate branco, assim como o Riesling.

Vinho e chocolate amargo

Chocolates que possuem entre 50 e 70% de cacau são menos doces e menos gordurosos. Nesse caso, a escolha mais acertada é um vinho encorpado, aromático e complexo, além de possuir alto teor de açúcar residual, como um vinho de sobremesa. 

Os vinhos com mais idade também são recomendados, já que sua evolução amacia os taninos e agregam aromas mais complexos. As uvas Cabernet Sauvignon, Tannat e o Vinho do Porto pedem um acompanhamento de sabor intenso, que pode ser encontrado nos chocolates mais amargos. 

Vinho e chocolate meio amargo

O meio amargo apresenta a potência do cacau, mantendo um tom adocicado do açúcar. Por ser um meio termo entre os chocolates, ele apresenta características mais maleáveis no que diz respeito à harmonização com bons rótulos.

Ótimas opções de castas para harmonizar perfeitamente com o meio amargo são: Merlot, Pinot Noir ou ainda o Vinho do Porto.

Harmonização por contraste ou similaridade

Agora que você já entendeu a relação entre os vinhos e os tipos de chocolate para uma harmonização perfeita, é importante trazermos os conceitos de harmonização por contraste ou por similaridade, que trazem resultados completamente diferentes à experiência de sabores que você irá degustar.

A harmonização por contraste é complexa e cria sabores inusitados, pois a ideia é escolher vinhos que se contraponham ao sabor do prato, como por exemplo o doce com salgado e o ácido com o gorduroso. 

Já a harmonização por similaridade ocorre quando são levadas em consideração as características semelhantes do vinho e do prato, seja em doçura, aroma, corpo ou acidez.

Fica a seu critério qual das duas harmonizações faz mais sentido ao seu paladar.

E então, acha que já está preparado para fazer suas harmonizações? Nós apresentamos algumas regras básicas, mas o seu gosto deve ser soberano no momento de fazer as combinações entre o vinho e o chocolate. A dica é: teste e encontre o sabor que mais gosta! 

Escolha o seu chocolate e acesse o nosso site para encontrar o vinho perfeito para a sua harmonização! 

Siga-nos!