Ville du Vin
Você está lendo

Antawara e seus premiados vinhos chilenos

0
antawara
Conhecendo Vinícolas

Antawara e seus premiados vinhos chilenos

A tradição do terroir chileno com a missão de unir excelente qualidade com preços justos. As características resumem um pouco da incrível história da Antawara, vinícola localizada no Vale do Maipo, aos pés da cordilheira dos Andes, no Chile. 

Atualmente, a Antawara conta com uma moderna adega para a produção de rótulos premiados, assinados por Jaime Muñoz, enólogo-chefe e sócio-fundador da vinícola – criada em conjunto com Pablo Varas. 

Quer saber mais sobre a história, diferenciais e vinhos produzidos pela Antawara? Reunimos aqui tudo o que você precisa saber, além de dicas de alguns dos principais rótulos produzidos pela vinícola. Confira agora!

Sobre a Antawara

Fundada em 2006, a Antawara é a união da expertise de dois nomes que já acumulavam longa trajetória profissional no mundo dos vinhos: Jaime Muñoz e Pablo Varas. Munoz trabalhou como enólogo em algumas vinícolas de prestígio no Chile e na França, enquanto Pablo Varas já atuava há mais de 10 anos no mercado de vinhos na área de vendas e marketing. 

Por acreditar no potencial de uma produção vitivinícola amigável ao meio ambiente, a Antawara se preocupa muito com todo o processo, desde a colheita, priorizando, inclusive, a vindima manual. Além de preservar o ecossistema, ela garante um maior cuidado para que a uva chegue à adega sem danos – aumentando, assim, a qualidade dos vinhos. 

Toda a experiência Muñoz e o terroir da tradicional região chilena podem ser percebidos nos rótulos da marca, apresentados em diversas variações – incluindo varietais e blends incríveis. 

A qualidade é comprovada pela grande lista de prêmios já recebidos pelos vinhos Antawara ao longo dos anos. Hoje, para ampliar sua distribuição por todo o mundo, além da sede principal em Santiago, no Chile, a vinícola conta ainda com escritório na China e na Austrália.  

Vinhos chilenos

Após saber mais sobre a incrível produção de vinhos Antawara é possível perceber que a história da vinícola passa pela tradição vitivinícola chilena. Afinal, não dá para falar em vinhos sem citar a importância do Chile neste contexto. 

Agora, você sabe como começou e se fortaleceu a relação entre o país da América Latina e a produção vitivinícola? 

O Chile entrou no mapa do vinho a partir de 1550, com a chegada dos colonizadores espanhóis, que trouxeram na bagagem a bebida e algumas videiras. Uma importante característica do país que contribuiu com a produção das uvas foi a barreira natural estabelecida pela Cordilheira dos Andes, que protegia as plantações – e ainda protege –  contra a proliferação dessas pragas.

Foi exatamente essa geografia que possibilitou que a produção dos vinhos no Chile não fossem afetadas, em 1863, pela Filoxera, um pulgão que destruiu vinhedos em todos os cantos do planeta. Nesse momento, o Velho Mundo dos vinhos voltou seu olhar para o país sul americano e percebeu o grande potencial chileno. 

A partir daí e ao longo dos anos, o Chile se fortaleceu no cenário global dos vinhos e se consolidou na produção de rótulos com ótimo custo-benefício. A geografia, o clima e ecossistema do país faz com que na região seja possível a produção das uvas mais distintas.  

Os rótulos Antawara: 

Antawara Reserva Cabernet Sauvignon: agradável aroma a carvalho tostado, baunilha, chocolate amargo e alguns toques minerais. Dentro boca apresenta grande corpo, acidez e taninos equilibrados. 

Harmonização: carne e cordeiro, também acompanha preparações de frango assado, pato ou ganso.

Antawara Reserva Carmenere: um vinho redondo, sedoso, encorpado, equilibrado, com uma agradável acidez natural e sabores de frutas, taninos agradáveis e aveludados.

Harmonização: lombos de porco, aves, massas com molho à base de carnes, carnes grelhadas e alimentos picantes.

Antawara Reserva Chardonnay: na boca é muito frutado com uma agradável acidez natural nítida e notas minerais. Aromas de frutas tropicais, ervas e frutas como banana, melão e abacaxi, com um toque suave de carvalho.

Harmonização: ensopados, peixes, mariscos, frango e almôndegas.

Antawara Syrah: Um vinho redondo e com bom corpo, tem taninos agradáveis e equilibrados, com a sua acidez natural e final longo na boca.

Harmonização: cordeiro ou carnes grelhadas, ensopados e alimentos condimentados.

Antawara Gran Reserva Cabernet Sauvignon: um vinho com bom corpo, suculência e grande equilíbrio entre álcool, taninos elegantes e acidez natural. Longa persistência em boca com aromas de especiarias.

Harmonização: carne bovina, vitela e cordeiro, também acompanha frango assado, pato e ganso.

Siga-nos!