Ville du Vin
Você está lendo

O que você ainda não sabia sobre a Cabernet Sauvignon

0
Cabernet Sauvignon
Uvas, Desvendando o Vinho

O que você ainda não sabia sobre a Cabernet Sauvignon

Ela é considerada a rainha das uvas tintas e sua popularidade se deve, sobretudo, à facilidade de adaptação a diferentes terroirs, fazendo com que os vinhos dessa variedade estejam entre os mais famosos do mundo.

Estamos falando da uva cabernet sauvignon, uma das variedades mais cultivadas ao redor do mundo, que teve origem na região de Bordeaux, na França, e hoje ganhou espaço em diferentes locais do globo, tamanha a sua versatilidade.

Com certeza você já bebeu um vinho feito a partir da cabernet sauvignon, mas para deixar esse momento da degustação ainda mais rico, vamos te contar todas as características dessa uva, harmonização e ainda os rótulos que você compra online na Ville Du Vin. Vamos juntos saber mais sobre a história dessa queridinha do mundo do vinho?

Características da Cabernet Sauvignon

A cabernet sauvignon é uma variedade que tem na casca seu grande diferencial e forte potencial de adaptação aos diferentes terroirs. Por ser uma casca grossa, ela protege a uva das variações climáticas e das pragas, garantindo a sua versatilidade de cultivo nas mais diversas regiões, sendo uma das mais cultivadas do mundo.

Os vinhos tintos produzidos com a cabernet sauvignon têm por característica marcante seus taninos acentuados, que podem ser amenizados com a colheita tardia. Assim, o fruto consegue amadurecer e atingir seu ponto mais alto de desenvolvimento. O resultado são vinhos com taninos presentes, mas suavizados e equilibrados após passar pelo processo de vinificação.

Outro fator que influencia no caráter tânico dos vinhos de cabernet sauvignon é o clima do local de produção. Nos locais mais quentes, temos vinhos mais concentrados e alcoólicos, com taninos suaves e aromas de frutas negras. Já nas regiões mais frias os vinhos costumam ser mais “duros” em boca, com caráter adstringente bem marcado, e corpo menos robusto. 

Além disso, por serem vinhos com grande potencial de guarda, se mantidos ao abrigo da luz e na temperatura adequada, torna-se possível saborear vinhos com taninos mais macios e redondos, com grande complexidade e frescor. 

O amadurecimento da casta é tardio, ou seja, os frutos são os últimos a serem colhidos no processo de produção. Por isso, se beneficia grandemente dos climas mais ensolarados, que estimulam a maior produção de açúcares de forma natural, trazendo forte impacto no resultado final do vinho.

Regiões produtoras de Cabernet Sauvignon

Como já vimos, a Cabernet Sauvignon tem fácil adaptação a diferentes locais de cultivo, sendo uma das variedades mais cultivadas do mundo e também a mais utilizada em assemblages, com ótimos resultados dos blends. Porém, algumas regiões se destacam na produção, tais como:

  • Toscana, Itália
  • Napa Valley, EUA
  • Chile
  • Bordeaux, França
  • Califórnia, EUA
  • Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha, Brasil

Como harmonizar o vinho da Cabernet Sauvignon

A depender de fatores como a maturação das uvas no momento da colheita, região de elaboração, clima e outras particularidades do terroir ou do produtor, os vinhos da cabernet sauvignon podem ser mais robustos ou mais delicados.

A harmonização precisa beneficiar os sabores e as texturas do alimento e da bebida de forma equilibrada. Então é preciso se atentar ao tipo de vinho escolhido, para combinar perfeitamente com o menu.

Os vinhos de taninos mais marcados combinam muito bem com pratos mais gordurosos, como carne de porco, cordeiro, costela, etc. Os menos tânicos harmonizam com carnes assadas de maneira geral, molhos mais gordurosos, pratos à base de queijo ou embutidos.

Agora se a escolha for por rótulos mais leves, sua escolha deve ser por pratos igualmente leves, como risotos mais simples, carnes magras e etc.

Para essa uva, o melhor é evitar os pratos com frutos do mar, pois tendem a acentuar o aspecto metálico no sabor. 

Rótulos de Cabernet Sauvignon 

Agora que você já está fera nos principais conhecimentos sobre a Cabernet Sauvignon, separamos alguns rótulos que com certeza são uma boa pedida para você aproveitar o melhor que a rainha das uvas tintas pode oferecer! 

Cabernet Sauvignon Pays D’oc

Com taninos bem marcados e notas de especiarias e cereja negra, esse rótulo francês revela complexidade aromática, com final longo e denso.

Mapu Varietal Cabernet Sauvignon

Boa acidez, equilíbrio e frescor. O rótulo harmoniza bem com costeleta de cordeiro, lombo de salmão grelhado e queijo de cabra.

Antuco Cabernet Sauvignon Reserva Especial

Rótulo ideal para quem busca um vinho leve e agradável de beber, com taninos macios e aromas de frutas vermelhas. Harmonize com carnes vermelhas, rosbife e queijos do tipo Gruyére e Camembert.

French dog

O rótulo é bem equilibrado no paladar, expressando a elegância da uva Cabernet Sauvignon. O vinho é amadurecido por 3 meses de barricas de Carvalho Francês.

Dagaz

O vinho Dagaz é suave na boca, com boa estrutura de taninos, elegante, complexo e de boa persistência.

E então, o que achou dessa viagem pelas informações da rainha Cabernet Sauvignon? Conhecendo suas principais características e todas as suas particularidades fica mais fácil fazer a escolha pelo rótulo que mais te agrada.

Se você aprecia essa variedade de uva, não deixe de conferir todas as opções disponíveis em nosso site. Compartilhe esse texto com um amigo que precisa saber mais sobre a Cabernet Sauvignon e aproveite bons momentos juntos! 

Siga-nos!